Além da imagem da Cruz e da figura de São Bento, a medalha traz ainda certo número de letras, cada uma das quais representa uma palavra latina

Johnny Mckane | CC0Johnny Mckane | CC0A Medalha de São Bento é um objeto sagrado examinado e aprovado pela Igreja, e que reúne a virtude triunfante da Santa Cruz, que nos salvou, à recordação de São Bento, um dos mais ilustres servidores de Deus.

A honra de figurar na mesma medalha com a imagem da Santa Cruz foi concedida a São Bento, por um Breve do Papa Bento XIV (de 12.03.1742), com a finalidade de indicar a eficácia que aquele sagrado sinal teve em suas mãos. São Gregório Magno, que escreveu a vida do santo Patriarca, no-lo representa dissipando com o sinal da Cruz suas próprias tentações, e quebrando com o mesmo sinal, feito sobre uma bebida envenenada, o cálice que a continha.

Além da imagem da Cruz e da figura de São Bento, a medalha traz ainda certo número de letras, cada uma das quais representa uma palavra latina. Essas letras misteriosas acham-se dispostas na face da medalha em que está representada a Santa Cruz. Examinemos, em primeiro lugar, as quatro que vêm colocadas entre as hastes da referida Cruz:

“C S P B”, que significam: Crux Sancti Patris Benedicti; em português, Cruz do Santo Padre Bento. Na linha vertical da cruz, lê-se: “C S S M L”, o que quer dizer: Crux Sacra Sit Mihi Lux; em português, A Cruz Sagrada seja a minha luz. Na linha horizontal da mesma Cruz, lê-se: “N D S M D”, o que significa: Non Draco Sit Mihi Dux; em português: Não seja o dragão o meu guia. Reunindo-se essas duas linhas forma-se um verso latino, pelo qual o cristão exprime sua confiança na Santa Cruz e sua resistência ao jugo que o demônio lhe quer impor.

Ao redor da medalha existe uma inscrição mais extensa, a qual em primeiro lugar apresenta o santíssimo nome de Jesus, expresso pelo monograma bem conhecido: IHS (Iesus Hominum Soter; Jesus Salvador dos Homens). A fé e a experiência nos certificam a onipotência desse nome divino. Vêm depois, em sentido horário, as seguintes letras: “V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B.”. Essas iniciais representam os dois versos que seguem:

Vade retro Satana; nunquam suade mihi vana:
Sunt mala quae libas; ipse venena bibas.

Em português: Retira-te, Satanás; nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me ofereces: bebe tu mesmo teus venenos.

O documento mais antigo contendo as inscrições da medalha data do século XV – muito posterior, portanto, a São Bento. A devoção à medalha provavelmente teve origem no território da atual Alemanha e começou a se difundir a partir do século XVII.

O uso da medalha, como visto acima, é aprovado pelo Magistério da Igreja desde o século XVIII. Trata-se, portanto, de um sacramental, ou seja, um “sinal sagrado (…) pelo qual são santificadas as diversas circunstâncias da vida” (CIC 1667). O cristão não deve pensar que o simples uso de um sacramental, tal como a medalha de São Bento, é suficiente para afastar todos os assaltos do inimigo ou outros males físicos e espirituais.

Como sinal sagrado, o sacramental existe para ser um poderoso auxílio, a fim de que, tendo sempre à vista, lembremo-nos de Deus, da necessidade de levar uma vida de caridade e oração e da frequência aos sacramentos da Igreja, sobretudo ao sacramento da Penitência e da Eucaristia. Usar a medalha de São Bento deve nos recordar ainda a intercessão contínua desse grande santo por todos nós. Agindo assim, estaremos afastando toda a mentalidade mágica e supersticiosa que ronda e deturpa o sentido verdadeiro dos sacramentais da Igreja.

Fonte: Aleteia com Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro

Audiência: não fazer turismo espiritual na Igreja, mas viver como irmãos

Ago 22, 2019
Em sua catequese, o Papa Francisco comentou a “comunhão integral na comunidade dos fiéis”…

Papa escreve aos genoveses para recordar um ano da queda de viaduto

Ago 13, 2019
As palavras do Pontífice são de esperança e de encorajamento, para que os genoveses não…
8

Transfiguração: restaurados pela força do Espírito divino

Ago 06, 2019
Alguns trechos da reflexão do Papa Francisco na Festa da Transfiguração, pronunciada em…
18

Regras de Santo Inácio de Loyola para organizar sua casa

Ago 05, 2019
Antes de Marie Kondo já havia Santo Inácio Marie Kondo, a famosa “especialista em…
28

Qual é o significado dos nomes hebraicos da Sagrada Família?

Ago 05, 2019
De onde vêm os nomes Jesus, Maria, José, Joaquim e Ana, além do título Messias ou Cristo?…
27
agosto mes das vocacoes

Agosto: mês das vocações

Ago 05, 2019
A vocação é uma proposta de Deus ao homem, mas este é livre para acolher ou rejeitar…
22
pap aos sacerdotes cura dars

Papa aos sacerdotes: "dou graças a Deus por todos vocês"

Ago 05, 2019
Papa Francisco enviou uma carta por ocasião dos cento e sessenta anos da morte do Cura…
17
Dom Murilo Krieger

D. Murilo: canonização de Irmã Dulce é 'alegria e compromisso'

Jul 03, 2019
Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, antecipa a programação das celebrações e marca…
68